Lilypie Kids Birthday tickers

sábado, 31 de maio de 2008

CONSULTA E DOPPLERFLUXOMETRIA

Ontem tive consulta com a GO e segundo a mesma está tudo super bem. O Papai foi novamente, ele só vai quando a consulta é aos sábados, durante a semana fica bem difícil. Melhor do que saber que está tubo bem conosco é ver a carinha do maridão, quando a médica coloca o sonar na barriga, ele fica quieto e encantado com os batimentos do Otto. Sorri e faz cara de bobo mesmo, mas não há emoção maior, não é?! Saber que está ali e esta bem. Afinal, eles não o sentem como nós e o único contato é quando mexem para eles. A médica perguntou a ele, se seria aquele pai que dá banho e tal, ele logo falou, o que? Ele vai passar nove meses pendurado comigo, pra compensar os nove que passou com a mamãe, ela é beneficiada, risos!E a médica morreu de rir...
Bom, minha pressão estava normal, como sempre! O tamanho da circunferência da barriga deu 28 cm, e ela disse ser normal para a idade gestacional, engordei 1k500g em 40 dias, quando foi minha última consulta, que no total dão 10 kg e ela me pediu para não engordar mais. Não quer que eu passe dos 11kg. Só tomo refri e como algumas besteiras no fim de semana, ela me pediu que cortasse tudo. Ou seja, ir a forra nem no fim de semana, comida saudável sempre! Pediu a dopplerfluxometria, exame de sangue, urina e me parabenizou por estar tendo uma gravidez super saudável e normal, sem sustos ou dores.
O faremos na semana que vem, se conseguir marcar com o Dr. Raul.
Claro que além de querermos saber como vai o Otto estamos curiosos em ver seu rostinho... Uma das melhores partes da gestação é a USG, pois é o único contato visual que temos. Estamos ansiosos por este encontro! Fiquem com Deus!
Abaixo a explicação do que é a dopplerfluxometria, nome feio, mas de ótima finalidade.

Para que serve: detecta insuficiência placentária, que prejudica a nutrição e a oxigenação fetal e pode comprometer o seu crescimento. A análise das artérias uterinas revela como está o fluxo sangüíneo da mãe. O do bebê é estudado pelas artérias cerebrais e renais e aorta.

Quando é feito: entre a 20a e a 22a semana de gravidez e entre a 30a e a 32a semana, para a gestante considerada de alto risco — idade materna avançada, grávida de gêmeos ou hipertensa.

Como é: feito durante o ultrasom, com imagens coloridas.Riscos: nenhum.

No terceiro trimestre, o enfoque principal é dado aos fluxos da artéria umbilical e da artéria cerebral média, já que estes vasos estudados em conjunto fornecem subsídios para análise da qualidade nutricional da placenta, além da capacidade do feto em manter-se bem oxigenado e com pleno potencial de crescimento.é interessante ressaltar que a dopplerfluxometria se antecipa ao ultra-som no diagnóstico do sofrimento fetal crônico, permitindo acompanhar com segurança fenômenos de insuficiência placentária e restrições do crescimento fetal.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

31 semanas e Papai voltou para Brasília...que coisa!

Olá!
Um tanto desanimada para escrever...sabemos que é preciso mas nem eu nem Gu ficamos tão animados com o fato dele ir para Brasília. Se fosse como no ano passado, seria mais tranquilo, afinal eu não estava grávida e acabei indo pra lá ficar com ele e foi muito bom.
Mas no fim da gravidez, nos dá um pouco de insegurança por sabermos que preciso muuuuito dele aqui.
Esta semana foi tranquila, apesar da ausência do Papai. Vovó Dileia chegou na segunda pra ficar conosco até quarta. Passeamos na rua, começamos a lavar as roupas de Otto e levamos a vovó pra dar um "tapa no visual" e ela ficou lindaaaaaaaaaaaaa!
Na quarta o Papai chegou, uhuuuuuuuuuuuuuu! Que alegria...
Fiz uma comidinha deliciosa e ele adorou...ficou muito feliz com o carinho.
Eu ganhei o meu presente do dia das mães, um pingente de ouro que é um menino de boné e bermudão, coisa linda!!! Papai fez surpresa e comprou em Brasília pra mim...fiquei emocionada e com lágrimas nos olhos...
Fomos a Fiametta (pizzaria) com Tio Veloso, Tia Marina e Duda, foi bem divertido e ela está cada dia mais linda e saudável.
No resto do feriado fomos resolver coisas do quarto de Otto e deixamos escolhidos berço e guarda-roupa, lindosssssss!
Bom, vou postar agora os acontecimentos da semana gestacional:
Como sua gravidez está chegando ao fim, a partir de agora suas visitas ao obstetra se tornarão mais freqüentes, ou seja, serão quinzenais.Seu abdômen aumenta, ao mesmo tempo em que o bebê cresce e preenche todo o espaço disponível. Portanto, você pode começar a sentir outros desconfortos além da freqüente vontade de urinar e da dificuldade para respirar. A azia, por exemplo, é causada em razão da compressão que o útero exerce sobre o estômago e conseqüentemente, isto faz com que o espaço para os alimentos diminua. Ela pode ser aliviada se você permanecer de pé por alguns minutos depois das refeições. Se alimentar mais vezes durante o dia e em pequenas quantidades, também ajuda.Lembre-se, nunca tome remédios sem o consentimento do seu médico.Sua vontade de fazer xixi a toda hora aumenta devido ao peso do útero e nesta semana começa a vazar o colostro dos seus seios.
Quando você for se deitar ou se levantar é preciso ter cuidado, adotando uma postura lateral e apoiando-se com a mão, vagarosamente.
Seu bebê está ficando com a pele mais clara, devido aos depósitos de gordura branca que estão se formando abaixo dela. Além disso, suas íris já podem dilatar e contrair diante da luz e suas unhas começam ultrapassar as pontas dos dedos.As trocas materno-fetais estão a "todo vapor", via placenta, e a barreira placentária impedirá o contato direto entre o seu sangue e o sangue do bebê. A placenta filtra muitas coisas, mas existem algumas doenças que não são barradas.Nesta semana ele está com os órgãos em plena "fase de acabamento", medindo de 37 a 39 cm de comprimento e pesando por volta de 1150 a 2050 gramas.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

O Efeito Mozart



No 6º mês de gravidez a criança já percebe claramente os sons que chegam de fora do corpo materno. Consegue identificar a voz do pai e da mãe. Começa então a desenvolver a sua capacidade adaptativa aos lugares barulhentos. No entanto, o som dos batimentos cardíacos da mãe é o que predomina no mundo sonoro do bebé. A regularidade do ritmo cardíaco da mãe confere à criança um sentimento de segurança. Basta observar um recém-nascido: para o acalmar ou adormecer é suficiente colocá-lo ao peito materno, do lado do coração, ou confortá-lo com um suave batimento rítmico da mão.
Também ficou demonstrado que os bebés antes de nascerem já têm preferências musicais e até gustativas. Manifestam claro interesse pela música de Mozart e Vivaldi; e é muito claro o desagrado pela música de rock ou de Brahms. A observação da actividade motora de um bebé de 4 meses revela claramente que as crianças se manifestam mais tranquilas, ou mais atentas e, por isso, apresentando maior imobilidade, durante a audição da sinfonia nº 40 de Mozart do que no decorrer de uma peça musical dancing.
A descoberta do Efeito Mozart ocorreu em 1993 na Universidade de Wisconsin. Um neurologista, Fran Rauscher, verificou que os estudantes universitários melhoravam o raciocínio espacio-temporal depois de ouvirem os primeiros 10 minutos da Sonata Para Dois Pianos, em Ré Maior (K.448), de Mozart. Mediu esse efeito com o teste Stanford-Binet.
O Efeito Mozart pode ser definido como uma melhoria do desempenho neuropsicológico em provas espaciais, bem como modificação neurofisiológica induzidas pela audição da música de Mozart. Mais recentemente este efeito foi investigado por Hughes em doentes epilépticos. Outros autores puderam ainda comprovar a sua influência em doentes em estado de coma.
O esforço para trazer a música para as ciências da saúde pode representar, por um lado, a transcendência de uma prática hedonista baseada apenas no ouvir-prazer e, por outro, uma ampliação das neurociências que têm negligenciado o subjectivo e o relativo expresso nas artes.
Embora admitindo a necessidade de novas investigações sobre o Efeito de Mozart, Don Campbell diz ter identificado já um conjunto de trechos musicais do célebre músico de Viena com o poder de estimular o desenvolvimento cognitivo da criança, associando a música à alfabetização e à matemática, isto é, ao raciocínio lógico-matemático. Considerando o ventre materno como primeiro auditório, propõe a audição de algumas peças mozartianas durante a gravidez e a primeira infância. Durante a gestão, a música servirá, sobretudo, de sistema de comunicação entre a mãe e o feto, permitindo aumentar o bem estar e a harmonia.

terça-feira, 20 de maio de 2008

30 semanas...muitas visitas!

Olá!!!!!
A semana e o fim de semana foram movimentadíssimos por aqui.
Papai viajou na quarta a trabalho para Brasília e como Tia Fabrícia vinha estudar, ficou conosco até sexta pela manhã. Daí a tarde chegou Tia Monique com Neto, pra passar o fim de semana e comemorar o aniversário de Neto.
Sábado eu e Tia Monique fomos a rua comprar, uhuuuuuuuuuuu! Ela fez a festa...
Antes do almoço chegaram Tia Amanda com Allana, Ariane e ainda Tio Marcelo com Tiago e aí, estava formada a farra. Almoçamos e fomos curtir no shoping, bom demais!
Tiramos muitas fotos e nos divertimos muuuuuuuuuuuuuuito!
Tia Monique fooi embora no domingo e daí ficamos só, mas na segunda chegou vovó Diléa, que deu aquele jeito especial na casa, fez aquela comida deliciosa e ainda está aqui conosco.
Amanhã o papai chega, ainda bem, saudades demais de ouvir a voz dele conversando comigo pela barriga da mamãe.
No fim de semana Papai e Mamãe vão escolher o meu bercinho e o meu guarda-roupa, obaaaaaaaaaaaaa!
É isso, vou postar agora o que está acontecendo aqui na barriga comigo.

A partir desta semana, como sua barriga já tem um tamanho considerável e seu corpo está mais pesado, aumenta o risco de varizes e edemas (inchaços) nos pés, mãos e rosto. Isso acontece porque há uma grande quantidade de sangue circulando pelas veias, e seu retorno ao coração nem sempre é fácil. Pode surgir também a hemorróidas.Você pode estar sentindo as contrações de Braxton-Hicks, e apesar de seu bebê notá-las, não é afetado por elas.
Provavelmente seu médico vai solicitar alguns exames, como o de urina e o hemograma, entre outros.
Seu bebê está muito atento ao ambiente em que se encontra e já sente a presença da luz. Apesar de pensarmos que o útero é um lugar escuro, na verdade ele não é. Dependendo do ambiente em que você se encontra, o útero pode estar claro ou escuro.O líquido amniótico que protege seu bebê está em quantidade suficiente para proteção contra choques e para que ele não se sinta apertado ou incomodado pelas contrações.As unhas dos pés do seu bebê estão completamente formadas e ele está com aproximadamente 1050 a 1950 gramas de peso e com cerca de 36 a 38 cm de comprimento.
O bebê já passa a ficar na posição do parto normal, isto é, de cabeça para baixo. Nas menininhas, o clitóris está bem à vista, pois os pequenos lábios ainda não o cobriram.
Nesse terceiro trimestre, o bebê precisa de muitos nutrientes. Faça uma alimentação saudável.
A mamãe poderá sentir-se incomodada ao dormir. A posição ideal é deitar-se do lado esquerdo, porque exige menos esforço e facilita a circulação placentária.

domingo, 18 de maio de 2008

Fotos da casinha de Otto.

Olá, postando fora da semana gestacional, para contar como foi nosso sábado, SENSACIONAL!
Recebemos as visitas de Tia Amanda com Allana e Ariane e ainda Tia Monique com Tio Marcelo, Neto e Tiago. Tiramos muitas fotos...
... Daí resolvemos postar algumas delas:



segunda-feira, 12 de maio de 2008

29 semanas e tema do quarto escolhido.

Olá meu povo...
Vou postar antes, porque a semana será movimentada. Papai volta para Brasília na quarta e voa as 7 da manhã ou seja, terá de chegar no Galeão as 6h, vou ter de acordar de madrugada para fazer una café para meu amor, pois o taxi vai pegá-lo bem cedinho.
Esta semana que passou foi diferente. O Papai chegou de Brasília na sexta a noite e nosso fim de semana foi corrido. Sábado pela manhã ficamos em casa, curtindo a nossa barriga e matando a saudade. A tarde fomos a feira e lá decidimos o tema do quarto que vai ser do fundo do mar, então já compramos os cubos para colocar com enfeites na parede, a régua com enfeites de fundo do mar, o abajur de pé com cabideiro com o mesmo motivo, quadros, roupinhas, paninhos, saco para colocar o bebê, tudo no mesmo tema, está uma graça.
Ganhamos muuuitos presentes este fim de semana:
Da vovó Vilmar ganhamos manta, toalha fralda, lençol com bordado feito por ela, lindooooooo! Toalha com o nome de Otto tb bordado pela vovó Vilmar e com dois jeeps a pedido do Papai.
E dada vovó Dileia (aniversariante do dia de ontem) ganhamos uma roupinha de pagão linda de cor bege, adorei!
Fora todos os presentes comprados pela Mamãe e pelo Papai, bodies, roupas e os enfeites do quarto, uau! Ganhou muuuita coisa!
E demos presentes tb. Afinal domingo foi dia das Mães e aniversário da vovó Diléia. Almoçamos com a vovó, eu, Tia Monique, Neto, Tio Marcelo, Tiago e vovô no restaurante e depois fomos cantar parabéns para ela com um delicioso bolo de chocolate. Feito por ela, estava divino!
O presente da Mamãe do dia das Mães ainda vai chegar, assim disse o Papai. Ela está ansiosa...
Bom, vou postar o crescimento semanal:

Como seu bebê está crescendo, você pode estar sentindo como se seus órgãos internos estivessem comprimidos. E eles estão! O melhor modo para lidar com este desconforto da gravidez, é ter uma boa postura e fazer exercícios. Manter uma postura correta ajuda a diminuir a tensão no corpo, já que seu centro de gravidade está mudando.
Nesta semana, o colostro começa a se formar em seus seios. O colostro é uma substância espessa, amarelada e transparente que vai alimentar seu bebê nas primeiras 72 horas após o nascimento.
Seus pés estão maiores. Dessa forma, use calçados confortáveis.Nesse período, é comum a mão começar a ficar ansiosa para o término da gravidez. Há um aumento na secreção vaginal.
InchaçoA redução do fluxo de sangue no corpo da mamãe pode causar inchaço nas pernas e nos pés, provocando dores e varizes. Para amenizar os sintomas, é importante fazer caminhadas leves, evitar ficar em pé por muito tempo, tomar muito líquido, descansar com os pés mais elevados que os quadris e usar meias elásticas, importante para evitar a formação de varizes.
Se você já possui varizes, as meias devem ser postas de manhã, ainda deitada e só retiradas à noite na hora de ir para a cama. Desta forma você evita complicações durante o parto e puerpério.
Seu bebê está começando a regular a própria temperatura, sua medula óssea toma completamente conta da produção dos glóbulos vermelhos do sangue e ele está excretando aproximadamente ½ litro de urina por dia.Seus órgãos estão todos formados, restando apenas um aperfeiçoamento maior.Agora o pequenino se encontra com mais ou menos 950 a 1850 gramas e mede por volta de 35 a 37 cm de comprimento.
O bebê muda de posição constantemente, adora brincar com o cordão umbilical. Que espuleta, já gosta de brincar! A pele enrugada já desaparece por causa da camada de gordura e está avermelhada

sábado, 10 de maio de 2008

28 semanas e Papai em Brasília

Olá meu povo, desculpe o mega atraso mas a semana foi praticamente off de net.
Ocorre que GU teve de viajar a trabalho no domingo e eu fui passar a semana na casa dos meus pais e Saquá, com isso só acessava a net a noite na casa de Tícia e não tive paciência de postar, pois passei muito mal a semana inteira, nossa!
Papai foi para Brasília no domingo pois não conseguiu passagem para ir na segunda e com isso passamos mais um dia de muuuuuita saudade dele.
Ele faz muuuuuuita falta e Mamãe até chorou de saudades (mas ele não sabe disso)...
Fomos no domingo mesmo para Saquá, vovô Cilésio veio buscar e nos trazer na sexta.
Fomos em Tia Letícia e dormimos lá, fomos em vovó Vilmar, em Tia Sandra.

Bom, agora vou postar o que acontece nesta semana gestacional:

A medida do bebê é cerca de 33 a 36 cm de comprimento e pesando entre 850 e 1.700 gramas, continua crescendo, assim como seus cabelos.
Embora ele seja imaturo em uma série de aspectos, em condições especiais e cuidados mais especiais ainda, ele tem grandes chances de sobrevivência se nascer neste momento.
Os cabelos estão mais compridos e o cérebro bem ativo com formação de dobras específicas. Na 28ª semana, o bebê começa se mexer menos, mas ainda tem espaço para isso.
Enquanto isso, a barriga da mamãe só cresce. O útero está a 8cm acima do umbigo. A dificuldade para respirar a acompanhará até o fim da gestação. Você deve ter ganhado uns 10 quilos.
Não estranhe se aparecer uma linha escura que vai do umbigo até os pêlos pubianos, chamada de linha negra. Tende a desaparecer até 12 meses depois do nascimento.
Se fizer mais de 5 anos da última vez que realizou a vacina dupla ou a tríplice, está na hora de programar a sua vacinação antitetânica para prevenir o tétano umbilical, muito comum antigamente e em partos domiciliares.
Diabetes gestacional: Cuidado com a glicose excessiva no sangue. Isso acontece em mulheres não diabéticas, mas desenvolvem diabetes durante a gravidez. Tende a desaparecer depois do nascimento do bebê. Mulheres obesas ou que tenham parentes de 1º grau com diabetes têm maior probabilidade de apresentar a doença.
O diagnóstico é feito através do exame de glicemia em jejum.
É perigoso e pode causar parto prematuro, aumento de peso do bebê e ele pode ir para UTI quando nascer por hipoglicemia.
A mamãe diabética precisa seguir rigorosamente uma dieta específica orientada pelo médico.