
Nossas festas foram excelentes!
Nesta semaninha de folga do reveillon deu praia, estava uma delícia!
O Otto se comportou como esperado com os fogos no reveillon, se assustou, mas nada que o tenha impedido de dormir novamente depois de uma sessão de fotos a meia noite, risos!
Na verdade, acho que ele acordou para nos desejar feliz ano novo.
Ele descobriu o pé a algum tempo, mas esqueci de comentar e postar a foto dele chupando do dedo do pé, uma graça.
Estamos super bem, embora nossas noites e sono em Saquarema tenham sido turbulentas, pois ele sente muito a saída de casa e não dorme a noite toda como em casa, acordando muito em intervalos pequenos, muitas vezes. Fora que os mosquitos o atacam quando ele encosta na tela do cercadinho, coitado. E só ontem percebemos isso. No sábado estava com o dedo mínimo do pé roliço de tão inchado.
Com isso, não dormimos bem na última noite, por conta do calor e de ficar vigiando os mosquitos nele, então resolvemos levantar acampamento e pegar a estrada às 5h da matina, o que acabou nos ajudando, pois minha mãe ligou pra dizer que a estrada estava parada as 9h da manhã de domingo. Fora isso, tudo espetacular.
Fomos a praia na sexta e no sábado e o Otto adorou, mas ainda não tomou banho de mar, só por tabela, risos! Nós nos molhamos e colocamos ele no colo, pra refrescar porque estava muito calor.
Começamos 2009 cheio de expectativas por palnos que fizemos e começaram a se relizar, com projetos, com ar de empreededorismo, né Nique?!
Bom, temos mesmo que fazer planos, sonhar, colocar a caixola pra funcionar pra descobrir o que realmente nos faz bem. E claro, dar o primeiro passo para colocar em prática.
Feliz 2009 à todos!
Postando os acontecimentos do Quinto mês:
Neste período, o bebê descobre os pés. Diverte-se levando-os à boca e até os utiliza para prender objetos que deseja explorar com as mãos. Deitado de bruços, fortalece os músculos das costas e dos braços quando se apóia nas mãos e mantém os cotovelos esticados para elevar o tronco. Já consegue se manter em pé quando é segurado debaixo dos braços.
Aos cinco meses, a criança atinge um estágio de desenvolvimento motor que lhe permite explorar o ambiente que a cerca. Nesta fase o bebê descobre o mundo através de sua boca, isto é, leva tudo à boca para explorar contornos, gostos e sensações. Esforça-se para alcançar todos os objetos que atraiam sua atenção e é preciso tomar cuidado com objetos pequenos como moedas, botões ou alfinetes, pois o bebê tende a levar tudo o que pega à boca. Os pais também devem tomar muito cuidado com pratos, copos e sacos plásticos.
Neste período a criança tem a necessidade de brincar! Essa atividade desenvolve a coordenação motora e, mais tarde, a personalidade e a descoberta do mundo exterior.
Nessa fase o bebê já começa a emitir gritinhos para chamar atenção dos pais. Ainda sorri muito, mas já trabalha com a expressão facial para demonstrar quando algo o desagrada. Conversar com a mãe é uma fonte inesgotável de prazer. A hora do banho é esperada pelo divertimento que proporciona e o bebê bate os pés e as mãos, expressando satisfação.
A presença do pai
A presença do pai é importantíssima na vida da criança, mas a partir do quinto mês de vida, ela deve ter um período do dia para ficar junto do pai, sem a interferência da mãe. Daí pra frente, o pai fará o papel de contraponto entre a mãe e o bebê, estabelecendo limites de individualidade entre eles.O pai poderá brincar com a criança, conversar com ela, dar-lhe uma das refeições ou banho e levá-la para passear.
Alimentação
A criança que é alimentada exclusivamente ao peito não precisa ter contato com alimentos sólidos ainda. Consulte sempre o pediatra e siga as suas orientações.
5° mês Completo
PesoMeninos – 6,9 kg