segunda-feira, 17 de março de 2008

Mais uma semana e com isso já são 21!




A ansiedade agora nos consome, já que na segunda dia 24 vamos fazer ultra e tomara, descobrir o sexo do baby. Ai, Jesus!
Gu sonhou com uma menina na noite de domingo e acordou cheio de mistério, fazendo o maior drama para me contar o tal sonho, risos! Disse ter visto um rosto de menina, um cabelo pretinho, meio arrepiado e caindo um pouco na testa, imagina! Que coisa charmosa! Kkkkkkkk!
Mas só saberemos na segunda!
Esta semana foi tranquila, fomos almoçar com o Papai no Rio e depois ele nos levou para comer um quitute maravilhoso na Confeitaria Colombo, lindo lugar! Fomos também ver as meninas do escritório. Tia Raquel está enoooooooooooooorme e lindaaaaaaaaaaaa! Adoro todas elas, são super simpáticas e conversei um bocado sobre coias de bebê.

Tia Fabrícia este aqui, estudou e levou o dvd da ultra com 12 semanas para São Paulo. Está louca de curiosidade em saber o sexo...não mais que nós.
Sábado fomos a feira de bebê e gestante na Barra, Papai amou ver todas aquelas coisinhas de bebê, queria comprar até um brinquedo, mas a fila para pagar estava tão grande que ele desistiu, tadinho! Mas na próxima compraremos, ele já avisou! Ele achava tudo lindo! Encontramos vários conhecidos por lá!
Vimos o Alceu, esposa e filho (uma graça), que trabalha com o Papai. O Fábio irmão do Gveloso e sua esposa, tb gravidinha. Vi a Rafaela, prima longe da Mamãe, mas ela não nos viu.
Vimos muitas coisas lindas, para quarto de bebê, roupas, acessórios, carrinhos, etc.
De lá, fomos visitar Tia Carol pois foi niver dela no dia 13. Ficamos um pouco na Ilha e depois viemos embora para casa, debaixo de muuuita chuva durante todo o dia. Na Barra um dilúvio! Loucura! Mas passeamos!
Domingo almoçamos em casa e no fim do dia pegamos um cineminha, o filme era ANTES DE PARTIR, sensacional e emocionante, choramos no final. Ah, vale contar que a fila do cinemark estava enoooooorme, lá perto do balcão da pipoca e euzinha fui direto para o caixa de preferências, claro, sou GESTANTE! Risos!
Depois do cinema, fechamos a noite num rodízio de pizza com o Tio André e conhecemos sua ursinha, kkkkk, a Lena! Super simpática e sorridente. Conversamos muito, sobre várias coisas e nos divertimos bastante mesmo.
Agora é hora de postar o que está acontecendo esta semana, vamos lá!

Como você está mais pesada, devido ao tamanho e peso do útero, suas pernas podem inchar no fim do dia, e câimbras podem atrapalhar seu sono.O aparecimento das câimbras é resultado da pressão que o bebê faz sobre o seu sistema circulatório, mas também pode ser provocado em razão da carência de cálcio ou vitamina B1, da falta de exercícios físicos regulares, do excesso de peso, de uma dieta sem sal, entre outros fatores.Para ajudar, coma alguma coisa salgada antes de dormir e durma com os pés elevados. Na hora de deitar, o papai também pode ajudar. Basta que ele pressione o seu pé, formando um ângulo reto com a perna, dez vezes. Isso relaxa a perna e evita as benditas câimbras.Beba mais leite, porque seu bebê cresce muito rápido e retira todo o cálcio do seu organismo.
É nesta época que surgem cloasmas (manchas de gravidez), por causa da deposição da melanina. Por outro lado, a vagina está mais elástica e úmida, o que a deixa mais sensível.
Que tal participar de um curso para gestantes? Estes cursos são muito legais, pois falam sobre a gravidez, dores do parto, técnicas para o trabalho de parto, nascimento em casa, regras dos hospitais, recuperação pós-parto, vida com o bebê, amamentação e muito mais. As pesquisas médicas indicam que as participantes destes cursos tendem a ficar muito mais calmas e confiantes antes, durante e após o parto.
Período que podem surgir algumas fisgadas no nervo ciático, que geralmente são dores quentes e agudas na parte mais alta de uma das nádegas, acompanhadas ou não de repuxamento em uma das pernas. Uma dica para amenizar essa dor é deitar-se de lado em cima da perna boa e encolher a perna afetada. Abandone os saltos. Prefira calçados com salto amplo e de no máximo 3cm de altura. Se você ainda não começou, já pode procurar um curso para gestantes, pois além de ser útil para você, esta é mais uma maneira do seu parceiro aprender mais sobre ser um bom papai.
Seu bebê ainda pode mudar de posição a toda hora nadando no líquido amniótico, já tem uma infinidade de glóbulos vermelhos no sangue e seu organismo começa a produzir os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa.Nesta semana, com aproximadamente 26 cm de comprimento e cerca de 360 gramas de peso, ele já começa a ouvir ruídos e a distinguí-los do som da sua voz. Portanto, é importante que a partir desta fase, você converse bastante com ele. Esta conversa deve ser de uma maneira suave e carinhosa, pois influenciará diretamente na sua fala e escuta. Da mesma forma com que ele identifica sua voz, consegue identificar tipos de música. Quanto mais violentas, maior será seu desagrado. Os pontapés são reações pelas quais ele comunica esse desagrado. Portanto, é aconselhável que você escute músicas clássicas, como por exemplo, as de Vivaldi e Mozart. Situações traumáticas ou desastres naturais vividos por você, também atingem o estado emocional do seu bebê. Nesta fase suas pálpebras ficam, na maior parte do tempo, entreabertas. O sistema digestivo já permite que ele engula o líqüido amniótico e solte resíduos que vão para o intestino grosso. A audição se aperfeiçoa e agora ele pode ouvir tudo: sua voz, os batimentos cardíacos, o barulho da corrente sangüínea, seus choros, brigas e risadas.
O cabelo do seu bebê fica mais denso e ele pode soluçar de forma que você perceba. O sistema digestivo está em grande funcionamento. Com o bebê cada dia maior, o corpo da mamãe poderá inchar, principalmente ao fim do dia. Para melhorar a circulação, beba muita água e descanse com as pernas elevadas. Seja cuidadosa na sua alimentação.
Manchas por causa do aumento do hormônio estrogênio, pode surgir na pele do rosto da gestante depois de exposta ao sol manchas marrom, principalmente ao redor dos olhos e nariz, chamada de melasmo.
Todo cuidado é pouco nessa fase. Cuidados ao se expor ao sol devem ser tomados como o uso de protetor solar, chapéus e óculos de sol.
Provavelmente as manchas desaparecerão após o nascimento do bebê.

3 comentários:

  1. adoreeeei as fotos!!! Mas vou ter que bigar com vc!!! Vc sai, vem em um monte de lugar aqui no Rio, só não vem na minha casa!!! Assim vou ficar de mal!!!rsrs
    Primaaaa, vc tá linda!!!! Quero te ver, e quero que esse bbe gostoso mexa pra mim tb!!! Ai dele se não mexer...vou dar uns apertões nele, uns amassos bem gostosos...rsrs
    muitos beijinhos pra vcs!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah! que sacanagem!!!risos
    Amandinha passou aqui antes de mim irmã e o pior, tá cheia de razão!!!!kkkkkkkk
    Irma, to mto feliz com tudo isso e olha, as fotos ficaram lindas, eu amei cada uma delas...e fico me imaginando conversando horas com esse barrigão e esperando meu bebê mexer para mim, é claro!
    To com mta saudade, tem mto tempo que nao nos vemos... já se passou 1 mes irma....
    e nesse tempo, sua barriga cresceu demais, esse bebê vai ser grandão!!!!
    Amo vocês, estou orando sempre, pedindo a Deus cada dia mais saúde, paz e tranquilidade para essa familia maravilhosa!

    ResponderExcluir
  3. oi Jana, tô adorando saber tudo que tá acontecendo com vc e o baby, nossa fico louca quando vc escreve sobre a gestação, como vc sabe tudo isso?? tá lendo onde?? sabe,é para quando eu tiver pronta já estar sabendo de algumas coisas, mas ñ precisa se animar ñ tá, pois vai demorar muito ainda, é que eu sou muito precavida. olha muitas felicidades em cada momento que é único!! adoro vcs, bjos carol(mulher recém-casada e carente, morrendo de saudades do maridão rsrsrs)fui

    ResponderExcluir

Obrigada!
Fico muito feliz sempre que leio um comentário carinhoso!
Bjks e fique com Deus!