Lilypie Kids Birthday tickers

segunda-feira, 8 de junho de 2009

10 meses!

Ops, percebi que no mêsversário de 10 meses do Otto postei as fotos do book de 9 meses, acabei não postando sobre esses maravilhosos 10 meses de vida do nosso pequeno.
Mas...antes tarde do que nunca e nem é tão tarde assim.
Pois é, lá se vão 10 meses de vida do pequeno em tamanho, mas grande em nossas vidas, Otto.
Nos mudamos e agora estamos em nossa casa, Amém!
A mudança foi tranquila apesar de Gustavo estar então adoentado. Mas graças a Deus está curado, seja lá do que tenha tido. 4 exames de sangue, 2 raios x e nenhum diagnóstico fechado, aff. O importante é que está bem e nós em nossa casa que está a cada dia, mais linda.
Nossa, estamos apaixonados por tudo isso. Cada item de decoração que compramos é saborosamente prazeroso, cada lugar que escolhemos para posicionar os quadros é perfeito.
A casa está aconchegante, mesmo sendo grande.
Bom, mas não fujamos do foco, o Otto.
Bom, como todo bebê, estranhou. A primeira semana foi pedreira, nossa! Se eu saía do campo de visão dele, podia estar vendo desenho, entretido, não me via, chorava. Dava uma pena.
Com isso demorei pra conseguir a colocar as coisas no lugar. Embora tenha recebido muita ajuda.
Mas no fim de semana com o maridão em casa, tudo foi tomando forma e indo para seu lugar.
Agora o Otto está mais acostumado, engatinha solto pela sala, grita de felicidade, vai a varanda olha as plantas e ri, mostrando esses 6 dentes lindos e o brilho nos olhos!
Isso nos dá a certeza de que foi a melhor escolha, que bom!

Postando o desenvolvimento do Décimo Mês.

Com 10 meses o bebê consegue imitar alguns sons que ouve. Quando a mãe faz barulhos com o lábio, estala a língua no céu da boca ou imita o som dos bichos, o bebê observa e procura imitar.
É capaz de compreender certas proibições. Se a mãe sempre diz “não” quando o bebê cospe a sopa ou quando puxa o cabelo, ele entenderá que não pode fazer aquilo.Uma das provas de que o bebê de 10 meses é emocionalmente apegado a sua mãe é que ele sente ciúmes e pode demonstrar isso quando ela pega outro bebê no colo. Aliás, sua expressão fisionômica consegue mostrar bem o que ele sente: ansiedade, aflição, alegria, medo.
A evolução motora é notada na sua capacidade de segurar objetos firmemente usando o polegar em oposição aos outros dedos, movimento conhecido como pinça. Também começa a sacudir a mão para dar tchau e já consegue andar de lado segurando em uma mesa. O bebê de 10 meses engatinha de quatro esticado, com o bumbum para o alto, e depois tenta levantar sozinho.

Como estimular
O bebê de 10 meses tem energia de sobra e precisa gastá-la brincando. Engatinhar dentro do seu quarto ou no apartamento não é tão divertido quanto ao ar livre. Leve-o para brincar na praça, no parquinho, na praia. Nos dias quentes, ele vai adorar entrar numa piscina e fazer bastante bagunça com a água.
Coloque em sua mãozinha objetos diferentes para serem manuseados, com texturas, formas, pesos e tamanhos diversos. Ofereça brinquedos de encaixe, conte histórias curtas e mostre figuras de livros infantis.
Lembre-se de estimular a criança apenas dentro dos seus limites. A ansiedade dos pais pode atrapalhar o progresso do bebê. Apenas confie e deixe que ele aprenda no seu tempo. Não faça comparações com o irmão mais velho, com os primos e com os filhos de amigas. Algumas crianças andam mais cedo, outras falam mais depressa.
É verdade que o progresso do bebê depende muito dos estímulos que ele recebe, mas se a criança não estiver preparada para determinadas experiências, a insistência e a cobrança dos pais podem influenciar de forma negativa.

Fonte: www.desenvolvimentodobebe.com.br

3 comentários:

  1. Dá uma olhadinha no Blog da Criarte. Acho que vc vai gostar!
    Beijoscas estaladas no Otto!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Oii querida!
    que maximo ne 10 meses!
    Parabéns ao Otto!
    Beijinho bem gotoso!

    ResponderExcluir
  3. Estamos esperando vcs aqui, em Julho! Quanto as fotos, é só falar que mandamos imprimir!
    Bjs,
    Bete

    ResponderExcluir

Obrigada!
Fico muito feliz sempre que leio um comentário carinhoso!
Bjks e fique com Deus!