terça-feira, 7 de julho de 2009

11 meses ou...quase 1 ano.

Está chegando...

Aff, como passou rápido. As pessoas falam e você não acredita, quando se pega na situação pensa "acho que aproveitei pouco". O que não é verdade, pois fico com meu pequeno 24h por dia e este é um privilégio das mamães que não trabalham, e pretendo aproveitá-lo todo o tempo até ano que vem, quando volto a ativa se Deus quiser, permitir e ajudar.
A festinha de 1 ano está sendo preparada, o tema é O Circo. A mamãe tratou de aprender photoshop e scrapbook para fazer convite, imã, banner. Vão ficar lindos e exclusivos, iupiiii!
O Otto está resfriado, mas o apetite está voltando, está dormindo melhor e acho que dessa semana não passa o desconforto nasal dele, tadinho. E da-lhe nebulização com soro. Santo remédio. Vou postar foto dele nebulizando, gente fica quietinho, delícia.


Ele está beeeeeeeeeem sapeca. Já brinca se escondendo no edredom pro pai perguntar: "cadê o Otto", ele não aguenta e aparece, kkkk! Nem espera o pai puxar o edredom, risos!
A noite fica chamando o Papai, saudades, ohhhhhh!
De dia a mamãe tá treinando palavrinhas, fala Otto Mamãe, ele me olha e diz, Tatai. Aff! E ri, parece que faz de sacanagem, kkkkk! Além de bola, carro, rua, etc.
Pena não estar treinando andar, embora já ande dentro do cercadinho, tem feito frio e com o resfriado tenho evitado de colocá-lo no chão, mas dá pena, já fica em pé sozinho, vai andar muito rápido.
O Papai está chique e todo prosa, ontem foi a uma apresentação da Copa 2014 e conheceu ninguém menos que João Havelange, o sétimo presidente da Fifa, Membro do Comitê Olímpico Internacional e Presidente de Honra da Fifa e do Fluminense.
Disse que ele é muuuuuuuuuuuito inteligente, educado e gentil.
Estamos e obra, pintando, fazendo acerto da porta principal, vamos colocar tinta com efeito da suvinil na parede, gesso com iluminação e ainda instalar a parabólica, aff. Queremos as coisas acertadas para o meu niver e o do Otto, dia 04/08.

Vou postar o acontecimentos do 11 meses e fotos.

DÉCIMO PRIMEIRO MÊS

Aos 11 meses, a criança passa a maior parte do tempo em pé. Ela está ansiosa para andar e quer levantar quando está no cadeirão, na banheira, no meio do quarto. Se segurarmos eles pelas mãos, conseguem dar alguns passinhos. Engatinhando, já consegue até subir escadas. E alguns mais apressadinhos já dão os primeiros passinhos.

O bebê age intencionalmente, usando o raciocínio. Se seu brinquedo está escondido embaixo da coberta, ele levanta a coberta para pegá-lo.Sua visão e percepção estão apuradas. Se passar uma borboleta ou passarinho por perto, ele olha o bichinho se movimentar. Quando vê um livro colorido, analisa com interesse as figuras, e olha atentamente para desenhos animados na televisão.

Quanto ao desenvolvimento da fala, consegue falar cerca de 5 palavras. Sua pronuncia ainda é bastante enrolada e muitas vezes só a mamãe mesmo para conseguir decifrar. Um fato engraçado é que eles repetem a mesma palavra dezenas de vezes seguidas: dá, dá, dá, dá, dá. O pequeno já entende que o som que pronunciam tem um significado. Quando diz “mamã” sabem que está pedindo carinho, comida, colo da mãe.

Consegue segurar sozinho a mamadeira e suas brincadeiras são mais coerentes. Não pega apenas o brinquedo para bater com ele no chão. Agora, ele já sabe como usá-lo: empurra o carrinho para frente e para trás, gira a direção, empilha os cubos.


Como estimular


Os brinquedos coloridos e leves, de várias texturas, estimulam os sentidos da visão, da audição e do tato. Deixe a criança experimentar bonecas de tecido e bichos de pelúcia feitos de materiais atóxicos, que são gostosos de tocar e abraçar.O bebê de 11 meses começa a apreciar livros com ilustrações de objetos familiares como cachorrinhos, bolas, colheres.

Quando a criança engatinha ou anda, os brinquedos mais estimulantes e divertidos são os de empurrar e puxar, como um pequeno caminhão, e os brinquedos com peças grandes de montar e desmontar. Brinque com a criança de colocar e tirar objetos de uma caixa e veja como ele participa e se diverte.

Esse é o momento de estimular a fala. Toque cantigas de roda e cante para ela.


2 comentários:

  1. oi Janaina, td bem? Vi seu recado e obrigada pelo comentário e pelo carinho, viu... então, infelizmente não lembro d nenhum kit com o tema circo, mas nesse site aki, diariamente mostra kits lançados a cada dia, pode ser q nele vc ache, ok!? Desculpe n te ajudar,mas n sei msm d nenhum kit d circo... :(
    Caso eu encontre, t aviso, tá...
    Bjos

    ResponderExcluir

Obrigada!
Fico muito feliz sempre que leio um comentário carinhoso!
Bjks e fique com Deus!