Lilypie Kids Birthday tickers

domingo, 8 de novembro de 2009

1 ano e 3 meses

Roupas, pra quê?

Você acaba de vestir seu filho e já está pronta para sair de casa. Desvia a atenção para pegar a bolsa e quando vira ela está... pelada! Essa cena é muito comum. Nessa fase, a criança começa a ter consciência de que é um indivíduo independente, e uma das formas de manifestar essa percepção é mostrar que pode fazer coisas sem a ajuda de ninguém, como tirar a roupa.

Apesar do trabalho que dá vestir tudo de novo, tenha paciência. Sempre que possível, deixe que ele manifeste essa vocação para o nudismo. No entanto, ele precisa aprender que não pode tirar a roupa a qualquer hora e em qualquer lugar.

O ato de tirar a roupa também é prazeroso para a criança porque ela se sente dominando ações que antes não conseguia realizar. Gestos que para um adulto se revelam corriqueiros, como puxar as meias dos pés, desgrudar faixas de velcro ou descalçar os sapatos, tornam-se grandes conquistas para o bebê. Esse esforço merece ser reconhecido e valorizado pelos pais tanto quanto a escolha da roupa pela criança – mesmo que seja uma blusa de bolinhas e uma calça xadrez. Ele pode parecer uma caixa de lápis de cor de tão colorido, mas está feliz. E tudo bem.

Fonte: Revista Crescer.


Um comentário:

  1. janaaaaaaaaaaaaaaaa, o blog ta lindooooo! quero aprender pra fazer no meu... bj

    ResponderExcluir

Obrigada!
Fico muito feliz sempre que leio um comentário carinhoso!
Bjks e fique com Deus!