Lilypie Kids Birthday tickers

sábado, 4 de junho de 2011

2 anos,10 meses e muito feliz!

Olha nosso lindão, aí!


Como toda fase, seja boa ou ruím, passou!
Passou a fase de NÃO comer na creche, NÃO  participar das atividades, da rodinha, das conversas de aprendizado com a professora...

Isso mesmo, o Otto está se desenvolvendo de vento em popa.
Dá gosto de vê-lo na creche, cheio de vida, de alegria, super sapeca e falando tudoooooo!
Agora assim, demonstra ser uma criança saudável e não aquele bichinho amoado de antes.

Ele conversa muito, conta tudo, canta, dança, entra feliz e sempre sai sorrindo dando tchau e falando que amanhã ele volta. Isso não tem preço pra essa mãe aqui, que até então, se sentia culpada por tê-lo colocado de um dia para o outro lá.

Então, como ia dizendo a fase ruim, passou! Ufa!



Desenvolvimento físico: ainda os dentes... 

Os últimos dentes-de-leite, quatro segundos molares, geralmente aparecem entre os 2 e quase 3 anos, e sua chegada costuma ser bastante dolorida devido ao tamanho maior e ao "estrago" para irromper a gengiva. Às vezes a criança fica até febril e volta a acordar no meio da noite, depois de já ter superado essa fase. 

Felizmente, a dor não dura mais que um ou dois dias para cada dente. Enquanto o incômodo não passa, é possível que seu filho queira morder ou chupar alguma coisa em busca de alívio, então tenha à disposição mordedores gelados ou até uma toalhinha úmida congelada ou quente (não excessivamente). 

Se os sintomas estiverem muito ruins, converse com seu pediatra sobre o uso de alguma pomada tópica para ajudar. Felizmente, na maioria das crianças a fase chata passa logo. 

Peso e altura 

Com a aproximação dos 3 anos, o corpo da maioria das crianças já não tem mais aquela aparência gordinha e o tronco fica mais longilíneo, "fininho". Com isso, dá para saber se o peso do seu filho está adequado? Provavelmente, o pediatra terá como mostrar a você uma tabela ou um gráfico com o progresso do peso e da altura ao longo dos anos e comparado à média das outras crianças. Outro fator que levará em conta é a herança genética da família. 

Mesmo assim ainda é cedo para se preocupar demais com excesso ou falta de gordura. Uma criança gordinha ou magrinha não necessariamente indica que tipo de corpo terá quando adulta. O mais importante é se certificar que a alimentação do seu filho seja saudável e variada e que ele tenha oportunidade de correr e brincar bastante. 

É verdade que, dada a crescente taxa de obesidade infantil no mundo, mesmo em países antes mais marcados pela desnutrição, como o Brasil, os médicos têm buscado identificar cada vez mais cedo crianças em risco e realizar intervenções no estilo de vida para evitar o ganho de peso além da conta. 

Um dos vilões do sobrepeso nesta idade geralmente é o acesso irrestrito a leite, sucos e refrigerantes. Crianças de 2 anos não precisam de mais que 500 ml de leite e 250 ml de suco (de preferência natural) por dia -- e, quanto aos refrigerantes, eles não trazem nenhum benefício à saúde. 

Doces e salgadinhos também têm de ser limitados. Além de contribuir para o aumento de peso, acabam "deseducando" a criança em termos alimentares. 

Desenvolvimento emocional e social: medos 

Uma imaginação fértil, marco de crianças desta idade, é terreno ideal para criar monstros, fantasmas, dragões e outras criaturas misteriosas que costumam aparecer na calada da noite. O medo do escuro é também comum de ocorrer quando a mente de uma criança se torna capaz de inventar suas próprias histórias. Dá pena de ver seu filho tão assustado, mas saiba que esses medos são na verdade sinal de um sofisticado desenvolvimento cognitivo. 

Procure acalmá-lo sem fazer pouco do que ele está sentindo ou contando. Não há nenhuma lógica, então embarque na fantasia dele e vá para o quarto em busca de algum objeto real que possa estar fomentando o medo. Às vezes uma sombra esquisita fica com cara de monstro e uma pequena fonte de luz no quarto ou corredor já resolve o problema. 

Além de muito carinho e atenção, uma boa rotina da hora do sono ajudará seu filho a se desligar mais facilmente de todas as emoções do dia. 

Quem manda aqui sou eu! 

De repente, junto com todas aquelas novas palavras tão engraçadinhas pode aparecer também um novo traço de personalidade: a criança mandona! "Limpa aqui, mamãe!" ou "Papai, senta" são frases típicas. 

A criança tem a percepção de que é o centro do universo, então nada mais natural do que acreditar que todos vivem em função dela. Embora não dê para argumentar contra isso neste momento, você pode e deve mostrar como é o jeito educado de tratar as pessoas, sempre incentivando seu filho a dizer "por favor", em um tom de voz gentil, quando quer alguma coisa. 

Em algumas circunstâncias, tais atitudes servem mais como tentativas de obter atenção. Pode ser que uma exigência seja só uma maneira de indicar que ele quer ser ouvido ou quer que alguém brinque com ele naquele instante. De novo vale a ocasião para ensinar boas maneiras e para explicar que nem sempre você pode atendê-lo imediatamente, mas que o fará assim que possível (e faça!). 

Desenvolvimento da linguagem: palavras ofensivas e palavrões 

Você nem se cabia de tanto orgulho pelas gracinhas que seu filho vinha falando até que um belo dia ouviu uma coisa chocante: ele chamou você de burra! Pense bem, era inevitável que isso acontecesse, já que ele está cercado por adultos que xingam no trânsito, irmãos e colegas mais velhos trocando insultos e programas de TV não necessariamente indicados para a sua faixa etária. Além disso, quando chama alguém de "cabeça-de-cocô", acaba provocando risadas na família. 

O jeito mais rápido de acabar com esse tipo de linguagem é ignorá-la. Se você ficar muito brava, vai acabar mostrando como certas palavras são poderosas e só levando-o a repeti-las sem parar. E prepare-se também, porque às vezes antes de a palavra morrer de vez ela vai ser falada mais do que nunca!

Um comentário:

  1. O Otto está cada dia mais lindo!!!
    Mais esperto e mais inteligente, se é que isso é possível!!! Ô garotinho inteligente!!!rs
    E vc irmã, mãe linda e preocupada, vai ser feliz...vai curtir esse momento... pq o Otto tem pais maravilhosos!!!
    bj

    ResponderExcluir

Obrigada!
Fico muito feliz sempre que leio um comentário carinhoso!
Bjks e fique com Deus!