Lilypie Kids Birthday tickers

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O Sorriso na Primeira Infância - Informativo aos Pais.

Os dentes do seu bebê começam a se desenvolver entre a 5ª e a 6ª semana de vida intra uterina. Assim, é importante que você cuide de seus próprios dentes, tenha uma dieta balanceada e rica em fósforo, cálcio e vitaminas A,C e D. Evite beliscar doces e farináceos.
Procure o odontopediatra por volta do 6 o mês de vida para receber orientações sobre como higienizar a boca do bebê, época de erupção dos dentinhos, seus sintomas, posição de amamentação, época do desmame, perigos da automedicação (flúor e antibiótico) e que chupetas e bicos usar para uma sucção ideal.


Nascendo os Dentinhos

A gengiva pode se apresentar abaulada e o bebê pode apresentar sintomas como irritação, estado febril, fezes mais líquidas e outros. Para o alívio do desconforto o bebê pode usar mordedores de borracha para massagear a gengiva.


Limpando a Boquinha.

Higienize a boca do bebê desde o primeiro dia de vida. Hábitos saudáveis aprendidos nos primeiros meses de vida do seu filho serão levados para a vida adulta. Faça a limpeza da boca com uma gaze ou a ponta de uma fralda embebida em água destilada ou filtrada sempre que o leite se encontrar estagnado. Com o aparecimento do primeiro dente na boca, comece a fazer a escovação com uma escova de cerdas macias e arredondadas e cabeça pequena e não se esqueça do fio dental.

Alimentando o seu Filhinho:
O leite materno é o melhor alimento para o seu bebê. Caso não seja possível faça uso da mamadeira, porém sem adoçá-la. O leite já contém açúcar. No momento da introdução dos sucos e papas de frutas não adicione açúcar já que seu bebê necessita desta suplementação, a não ser que seu pediatra faça a indicação. Uma dieta rica em proteínas e vitaminas é a base para o seu crescimento. Procure retardar a ingestão de alimentos cariogênicos ( doces, balas, danones, chicletes e refrigerantes), mas se isto for impossível, dê na forma de sobremesa e higienize em seguida. Caso seu filho necessite da mamadeira para dormir, ela deve conter apenas água pura.

O Dentinho e os Bichinhos da Cárie:
A Cárie é uma doença causada por bactérias que são alimentadas pelos restos dos alimentos cariogênicos que ficam retidos no dente, formando uma camada esbranquiçada chamada placa bacteriana. Com a escova e o fio dental, você mamãe pode removê-la parcialmente. O odontopediatra irá orientar sobre a maneira correta de higienizar o seu bebê. Nas consultas periódicas o odontopediatra fará a remoção completa da placa.

Proteção Adicional ao Dentinho Flúor:
é um dos grandes agentes na redução da doença cárie. Entretanto o flúor ingerido em excesso, por ingestão de pasta de dente ou através de suplementação, poderá causar manchas e defeitos no dente do seu bebê. Selante: é como um verniz que impermeabiliza os sulcos profundos dos dentinhos, dificultando assim a retenção de restos de alimentos e a evolução da cárie.

Dentes Bem Alinhados e os Hábitos:
A sucção de chupeta e do polegar é um procedimento natural de satisfação para muitos bebês. Você e seu odontopediatra devem avaliar a intensidade do hábito e de uma maneira tranqüila trabalhar no sentido de removê-lo antes que a maloclusão se instale de uma forma definitiva.

Traumatismos Dentário:
Tome bastante cuidado com as quedas onde a boca é a primeira a ser atingida. Caso isto ocorra é muito importante que seu odontopediatra examine o seu bebê. Só uma boa radiografia pode avaliar o quanto o dentinho do seu filho foi molestado. Em casos onde houver avulsão completa do dente, tente recolocá-lo em posição. Caso não seja possível, coloque num recipiente contendo leite ou soro fisiológico e procure imediatamente o seu odontopediatra. Caso haja fratura do dente procure guardar o pedacinho, pois tentaremos aproveitá-lo. Não se apavore, nós estamos bem treinados para atendê-lo com todo conforto e eficiência.

ATENÇÃO
Para ter sempre um sorriso branquinho você deve voltar a cada retorno pedido pelo seu dentista. O intervalo de cada retorno depende do risco de cárie apresentado por seu filho. Proteger os dentinhos é mais saudável e mais barato do que tratá-los. Faça isso por seu filho.

Em Resumo Até 6 meses
***limpar a boca com gaze úmida após as refeições e principalmente antes de dormir, ***Pergunte ao seu odontopediatra sobre suplementação de flúor,
***Discipline os hábitos alimentares.

Dos 6 aos 12 meses
***O primeiro dentinho pode aparecer. É hora de visitar o odontopediatra,
***Comece a escovar os dentes do bebê após cada alimentação e na hora de dormir com uma escova macia, pequena e de cerdas arredondadas,
***O bebê começa a andar. Fique alerta com os traumatismos dentários,
***O desmame do seio ou mamadeira deve ocorrer nessa fase.

Dos 12 aos 24 meses
***Siga o programa de exames e limpezas recomendado pelo odontopediatra,
***Inicie o uso de creme dental na quantidade de um grão de ervilha quando seu filho souber bochechar,
***A maioria dos dentinhos já estarão erupcionados.

Equipe de Odontologia na Primeira Infância -FOUSP:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!
Fico muito feliz sempre que leio um comentário carinhoso!
Bjks e fique com Deus!