Lilypie Kids Birthday tickers

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

1 mês! Muita saúde e felicidade!


Olha este biquinhoooooooooooooooo! Amooooo!



Otto está completando 1 mês e só temos de agradecer a Deus por toda esta graça recebida! Enchendo a mamãe e o papai de orgulho, engordou 800gr em 15 dias e está pesando 3.500kg e medindo 51,5 cm! É um bebê muito calmo, que coisa boa! Estamos muito felizes e orgulhosos pois estamos nos saindo muito bem como pais de primeira viagem e nosso bebê completou a nossa família!
Hoje nosso dia começou com os parabéns que o Papai e eu cantamos para ele, logo pela manhã, afinal ele está fazendo mesversário! kkkkkkk!
Ele está lindo, cheio de graça, encantador, gordinho, cheio de dobras a cada dia que passa, somente mamando no peito, coisa boa!
Esta semana, lá pela segunda-feira apareceu no rosto dele umas bolinhas com a ponta amarela, já está sendo tratado, liguei para a Pediatra e ela receitou uma pomada.
Mas, como ela não o viu, fui pesquisar na net pra saber do que se tratava, pois me parte o coração ver aquela pele tão linda cheia de bolinhas. Bom, parece que são hormônios e a alta produção das glândulas sebáceas, ou seja, espinha neo-natal, nem sabia que isso existia, ser mãe é aprender a cada dia, uau!!!! Estamos tratando e logo a pele dele volta a ser deliciosa!
Ah, já ia me esquecendo, cortei enfim, meus cabelos. Ufa! Não estava aguentando mais ele roçando na minha nuca com este calor, imagina...
Vou postar fotos dele neste primeiro mês de vida e tb postar sobre o desenvolvimento do bebê.

Bjs!
-----------------------------------------------------------------------------------
A EVOLUÇÃO DO BEBÊ

PRIMEIRO MÊS

No primeiro mês, a visão do recém-nascido é limitada e sem nitidez. Ele pode perceber objetos e pessoas, e esta percepção vai melhorando com o passar dos dias. O bebê não é mais tão passivo quanto ao nascer. Já consegue se mover mais do que nas primeiras semanas, enrugar a testa e dilatar as narinas. Sua respiração é barulhenta e irregular, dorme a maior parte do tempo e só fica acordado quando mama, durante a troca de fraldas ou o banho. É comum que ele acorde durante a noite para mamar. Ao completar um mês de vida a audição está aguçada e ele reage aos sons mais altos e pode assustar-se com ruídos inesperados. Também está pesando entre 400 a 500g a mais do que quando nasceu. Sua cabeça é grande e pesada, mas aos poucos vai fortalecendo o pescoço. É capaz de erguê-la quando de bruços e consegue mover simetricamente os pés e as mãos. Ele já pode reconhecer a mamãe pelo cheiro. O sistema imunológico do bebê vai se fortalecendo aos poucos, mas ele ainda precisa contar com os anticorpos que recebeu do sangue da mãe quando estava no útero e com os que ingeriu ao sugar o colostro.
Choro:
De tanto chorar, ele vai descobrir ser esse o seu melhor recurso para conseguir atenção.Nesta fase, o bebê chora para demonstrar que algo está incomodando, ou que suas necessidades básicas não estão sendo atendidas. As causas mais freqüentes do choro são: fraldas sujas, fome, roupas apertadas, sede, alfinetes ou insetos picando sua pele, frio ou calor, cólicas, sapinho, brotoejas e assaduras, dor de ouvido e febre.
O sono do bebê:
A maioria dos bebês dorme em média 21 horas por dia.Bebês inquietos dormem menos, de 19 a 20 horas diárias.Bebês mais calmos passam até 22 horas dormindo por dia.

Alimentação:
O leite materno é perfeito. Ao amamentar, você está dando vantagens ao bebê em relação à saúde, crescimento e desenvolvimento. O seu leite lhe fornece anticorpos que previnem futuras infecções. Ele também ajuda seu filho a desenvolver os músculos faciais, já que o recém-nascido faz um esforço ao sugar. Este esforço, se bem sucedido, traz inúmeras recompensas neurológicas - a amamentação auxilia no correto posicionamento da língua do bebê no céu da boca, por exemplo, o que vai ajudá-lo na hora de falar. Além disso, o leite possui aminoácidos que ajudam na maturação dos neurônios, garantindo um cérebro bem desenvolvido. Pesquisas recentes também indicam que o bebê que mama ou mamou no peito está mais longe de ser obeso.


E não é só isto! Além da sensação deliciosa de estar perto do seu filho, dando e recebendo amor e fazendo-o crescer, a amamentação é a maneira mais rápida de fazer seu útero voltar ao tamanho normal. Também auxilia no emagrecimento da mãe porque consome muitas calorias para a produção e liberação do leite.Quando se fornece o leite materno, o sinal fornecido pelo bebê é fundamental para verificação de quando se deve interromper a mamada. Quando o bebê está satisfeito, ele larga o bico do peito.O mais importante é: se ele não parece faminto, relaxe. Forçá-lo a mamar causará tensão neste momento prazeroso. Lembre-se que este é o início dos hábitos alimentares que irão perdurar por toda a vida. Algumas mães se preocupam em não estarem produzindo leite suficiente. Lembre-se que a quantidade de leite que você produz é uma questão de "oferta e demanda" quanto mais você amamenta, mais leite produz. É normal que o bebê se alimente a cada 1 hora e meia a 3 horas durante as primeiras semanas. Eventualmente, o intervalo entre as mamadas pode ser de 3 a 4 horas. De qualquer forma, o bebê deve ser amamentado dia e noite, sem horários fixos, sempre que tiver vontade. Para um desenvolvimento e crescimento correto, um recém-nascido geralmente precisa mamar de 8 a 12 vezes ao dia (e, em conseqüência, fazer xixi entre seis a oito vezes e evacuar no mínimo duas vezes por dia!). Junto ao pediatra você saberá se seu bebê está crescendo e se desenvolvendo normalmente.
O QUE A CRIANÇA FAZ: agita as mãos fechadas, enxerga sem nitidez e apenas o que está a menos de 30 centímetros, responde aos sons de chocalhos, sente prazer ao ser acariciada.
O QUE OS PAIS DEVEM FAZER: o principal estímulo é o toque. Isso a faz sentir-se protegida.

Um comentário:

  1. Irmã, Otto está maravilhosamente lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Eu estou feliz demais por vc...e to amando ler agora: o que acontece com o bebê...
    Mto legal isso que vem fazendo no blog....
    Te amo demais!
    bj
    Nique

    ResponderExcluir

Obrigada!
Fico muito feliz sempre que leio um comentário carinhoso!
Bjks e fique com Deus!