Lilypie Kids Birthday tickers

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Artigo: Fazendo o bebê dormir bem.

O livro "Sono - Guia passo a passo para os pais", da Série Johnson's Saúde e Carinho, da Publifolha, traz as informações essenciais sobre o sono dos bebês, desde os recém-nascidos até os pré-escolares. Além de esclarecer as dúvidas dos pais, o guia apresenta as estratégias que garantem o sono e a qualidade de vida da criança.

Reprodução:
Guia ensina a garantir o bom sono do bebê A Série Johnson's Saúde e Carinho, editada no Brasil pela Publifolha, oferece todas as dicas necessárias para cuidar dos primeiros anos de vida de seus filhos. Ricamente ilustrada, a coleção completa tem oito volumes. Como adianta o subtítulo dos livros --"Guia Passo a Passo para os Pais"--, eles abordam o desenvolvimento e os cuidados com o bebê, acompanha cada fase mês a mês e esclarece as dúvidas de pais de qualquer idade. Com consultoria da médica pediatra Renata Dejtiar Waksman e da enfermeira obstetra Mônica Antunes Portella Gazmenga, a série explica as atividades e brincadeiras mais adequadas dos três primeiros anos de vida da criança para estimular a confiança e a auto-estima do bebê. Leia a seguir como deixar o bebê tranqüilo para dormir.

COMO TRANQÜILIZAR O BEBÊ:

Como posso ajudar meu filho a dormir?

Às vezes, seu bebê recém-nascido cai no sono imediatamente, mas em outras ocasiões ele se recusa a sossegar, acordando e chorando toda vez que você o deita. Não se esqueça de que ele acabou de abandonar o ambiente quentinho, aconchegante e seguro de seu útero. Pode levar algum tempo para ele se adaptar a este estranho mundo novo. O segredo para enfrentar os primeiros dias é fazê-lo se sentir confortável e seguro, criando um ambiente tranqüilo para ele.

Movimentos calmantes:
Quando ele estava no útero, era embalado pelos movimentos que você fazia no dia-a-dia. Fora do útero, os movimentos ainda têm esse efeito nele. Embalar, balançar e dar tapinhas enquanto o acaricia no colo contribuem para acalmá-lo - e adormecê-lo - nas primeiras semanas. Após alguns meses, é melhor ajudar seu filho a se reconfortar e a adormecer sozinho. Mas, por enquanto, ele precisa de você.

Sons suaves:
No útero, seu bebê estava acostumado a ouvir sons reconfortantes: seu batimento cardíaco, os ruídos do seu estômago e os tons suaves de sua voz. Agora que nasceu, talvez fique difícil adormecer sem esses sons de fundo. Ele vai gostar de ouvi-la conversar baixinho ou cantar para ele. Ou ele pode se acalmar com o ruído rítmico do ventilador, da máquina de lavar ou de músicas especiais. Você poderia até tocar para ele uma gravação de sons uterinos.

Ajudá-lo a se sentir seguro:
Como seu filho estava acostumado a ficar encolhido num espaço pequeno, o imenso espaço do berço talvez o deixe inseguro. Se seu filho parecer pouco à vontade no berço, experimente colocá-lo num cesto ou até no carrinho, deitando-o num ambiente quase tão pequeno quanto o útero.

De barriga cheia:
Se possível, procure fazer com que a última mamada antes de dormir seja abundante. Se ele adormecer antes de mamar bastante, mude-o de posição, faça cócegas no pezinho e esperte-o para que termine a mamada; caso contrário, ele logo despertará para acabar de mamar.

Aromas tranqüilizantes:
Seu filho tem um olfato aguçado e, especificamente, vai achar o cheiro da mãe muito reconfortante. Por isso, você pode deixar uma fralda de pano ou um lenço dentro de sua blusa por algum tempo, de modo que pegue seu cheiro, e colocá-lo no berço, preso com segurança.

Fonte: Folha Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!
Fico muito feliz sempre que leio um comentário carinhoso!
Bjks e fique com Deus!